sábado, 10 de janeiro de 2015

Lajes Planas com Esferas Plásticas

              O Sistema conhecido como BubbleDeck consiste de painéis modulares pré-moldados formados por pré-lajes de concreto com 6 cm de espessura, malhas e treliças metálicas que formam uma espécie de "gaiola" onde são dispostas as esferas plásticas. As esferas ocupam zonas em que o concreto não desempenha função estrutural e assim pode reduzir em até 35% o peso próprio da laje.
O sistema construtivo dispensa a necessidade de vigas e reduz o número de pilares, permitindo vãos maiores. Também proporciona, de acordo com o fabricante, maior isolamento acústico e térmico e, em caso de incêndio, as esferas carbonizam sem emitir gases tóxicos.

A execução é realizada em 5 etapas:


1.Módulos de Reforço
 Montagem das malhas e treliças metálicas formando uma espécie de "gaiolas" onde são dispostas as esferas plásticas.



2.Painel Pré-Moldado
Produção de painéis modulares pré-moldados formados por pré-lajes de concreto com 6 cm de espessura.




3.Montagem
Prontos e devidamente identificados, os elementos módulo de reforço e/ou painel pré-moldado são transportados para o local de trabalho, onde são içados e posicionados lado a lado sobre a forma assoalho . 




4.Armação complementar
Após posicionamento dos elementos sobre a forma assoalho ou diretamente sobre as linhas de escoras, executa-se a armação complementar referente às barras de ligação (que vão unir um elemento ao outro) e região dos capitéis (sobre as colunas).



5. Concretagem
Depois de concluída a armação complementar, inicia-se o processo de concretagem dos elementos solidarizando a laje e concluindo a execução do sistema.


O sistema BubbleDeck possui selo verde devido a uma série de características como: as esferas são produzidas com material reciclável; redução do volume de concreto e uso reduzido de fôrmas de madeira.


O Centro Administrativo do Distrito Federal (CADF) adota esse sistema construtivo. O CADF é um complexo composto por 16 edifícios com 180.041 mil m² de área construída, criado para abrigar os servidores públicos que hoje trabalham em diversos imóveis da região. O empreendimento deveria atender premissas como a racionalização e o desenvolvimento de soluções que permitissem grandes vãos, como demandava o projeto arquitetônico. Então, para erguer os mais de 100 pavimentos do complexo, o Consórcio Construtor CADF, formado pelas empresas Odebrecht Infraestrutura e Via Engenharia, optou pelo emprego de lajes planas executadas a partir de módulos pré-moldados e preenchidas com esferas de polipropileno, que ocupam as zonas em que o concreto não desempenha função estrutural.

Fonte: Pini

4 comentários:

  1. Respostas
    1. De que forma é feita a união tanto de um elemento e outro como entre os elementos e a coluna durate o processo de armação complementar?

      Excluir
  2. De que forma é feita a união tanto de um elemento e outro como entre os elementos e a coluna durate o processo de armação complementar?

    ResponderExcluir