sábado, 17 de janeiro de 2015

Aconchegantes e conectadas: as maiores tendências para as casas do futuro

Eventos como a Casa Cor e a Mostra Casa Viva, são uma espécie de viagem ao futuro, onde mostram tudo que será a realidade da construção civil, arquitetura, tecnologia entre outras áreas em poucos anos. Das diversas novidades e tendências citadas, as cinco abaixo foram destaque, e logo, farão parte da sua casa no futuro:

1. Casa amiga do meio ambiente: 

A utilização de materiais sustentáveis para a construção não só beneficia o meio ambiente, pois traz beleza às residências. “Decorações com madeira de demolição e elementos campestres e rústicos, assim como a presença de jardins e plantas em casa, tornam o ambiente mais aconchegante e bonito.” Já na parte elétrica, podemos citar a utilização de energia eólica, sistema de automoção e iluminação de LED.
Outra tendência apontada é o investimento em jardins verticais, já que os espaços horizontais estão cada vez mais reduzidos, o qual já falei sobre no @e_ngenhando.


2. Casa personalizada:

Nada de casas copiadas das revistas e artigos de decoração: a sua casa, o seu espaço, o seu reflexo. “Colocar a personalidade na decoração vai desde tirar suas coleções da gaveta e colocá-las em locais em que você possa reunir os amigos até expor objetos que se relacionam.”

3. Casa pequena, mas aconchegante: 

A tendência é que, com o aumento da população das grandes cidades e crescente especulação imobiliária, os apartamentos se tornem cada vez menores, tendo uma média de 28 m². A dica é tornar o ambiente integrado, com poucas paredes e com vários espaços abertos.


4. Controle total:

Os aparelhos eletrônicos da “casa do futuro” serão conectados em rede, os eletrodomésticos serão comandados por meio de smartphones - independente de onde esteja! Será possível comandar, por exemplo, a hora que o forno deve desligar, controlar a temperatura sem ter que chegar perto ou até mesmo estar em casa. Além disso, as residências ficarão mais seguras, visto que, através do dispositivo será possível ter o controle da movimentação da casa, monitorando a entrada e saída de pessoas.


5. Tecnologia que gera conforto:

A International Business Machines (IBM, empresa norte-americana voltada para o segmento de informática) divulgou algumas tendências para o futuro: em escolas, professores poderão ter acesso a dados específicos sobre os alunos afim de melhorar a forma de ensino; Já em consultórios e hospitais, tratamentos médicos levarão em conta a química corporal de cada paciente. 

“A tecnologia estará presente em todos os aspectos: no mobiliário, na sonorização, na iluminação, no controle da temperatura, nos sistemas de alarme e de sensores. Os aparelhos saberão que horas você acorda, como gosta do seu café, que produtos tem na cozinha, quando precisará comprar novos itens e muito mais. No quarto, o despertador te acordará com informações de como está o dia, qual a previsão do tempo e avisará aos aparelhos da cozinha, que irão preparar o café. A geladeira poderá te passar receitas, informar o valor calórico de alimentos e até realizar suas compras de supermercado. Na sala, os aparelhos irão regular a temperatura e a iluminação, assim como controlar a entrada de luz e vento pelas janelas.”



Fonte: Home Automoção e Obra 24 horas.

Um comentário: